|
1 |
Guia Prático da Boa Convivência
- Respeite os horários de silêncio estabelecidos pelo condomínio.
- Evite andar de salto alto dentro de casa, a não ser que ela seja toda acarpetada. Só assim o som será abafado no andar de baixo.
- Quando o animal de estimação do seu vizinho estiver fazendo muito barulho, primeiramente, converse com o dono. Muitas vezes, o proprietário do cão ou gato passa o dia inteiro fora de casa e nem sabe que o animalzinho está causando transtorno.
- Evite falar ou brigar em volume alto. Os vizinhos não precisam saber os detalhes da sua vida íntima.
- Caso o seu vizinho esteja brigando e se excedendo em casa, interfone para a portaria e peça para que o síndico ou zelador converse com ele.
- Na hora de empurrar móveis e fazer outros barulhos que podem incomodar o vizinho de baixo ou de cima, tenha bom senso: faça isso em horários razoáveis para evitar acordar o seu vizinho, por exemplo.
- Circular sem camisa pelo prédio é proibido e deselegante, pode causar desconforto entre os vizinhos.
- O porteiro é um funcionário do condomínio e não particular. Não peça para que ele abandone o posto dele para fazer alguma entrega ou algum outro serviço particular: além de errado, pode colocar em risco a segurança do prédio.
- Tenha bons modos mesmo que esteja sozinho. Lembre-se que o condomínio, atualmente, têm câmeras de segurança.
- Vá a todas as reuniões de condomínios para as quais tenha sido convocado. Caso não consiga ir, não reclame das decisões tomadas. Afinal, você não estava presente!
- Respeite e cumpra a convenção e o regimento interno do condomínio.
- Não esqueça: porteiros e zeladores são pessoas tão dignas quanto nós.
- Ao cruzar pelas pessoas, em quaisquer das áreas de uso comum, saúde-as